sexta-feira, 27 de julho de 2007

A Diferença está no Design

por Lima Junior

Cada vez mais empresas estão descobrindo as vantagens do design gráfico.

A sua empresa tem uma identidade visual? A resposta positiva a essa pergunta é cada vez mais comum. Mas é verdade também que muitas empresas não têm sequer uma marca definida. Talvez por desconhecerem a importância do Design Gráfico como meio de promover às empresas um bom posicionamento no mercado onde estão inseridas.
Com o advento da Internet o tamanho das empresas não é mais medido pelo espaço físico que ocupa as suas instalações, nem mesmo pela quantidade de funcionários que emprega. Na era da informação organizações podem ser gigantescas com apenas 10 funcionários, por exemplo. Pequenos e grandes competem lado a lado. No limiar dessa revolução se dizia que aquele que detivesse mais informação e fosse mais atualizado prevaleceria sobre a concorrência, hoje se vê claramente que o número de informações não é vantagem alguma. A competitividade real é proporcionada pela seleção e uso inteligente das informações mesmo que em pouca quantidade. É isso que vai determinar o posicionamento de uma empresa no mercado.
Na busca por resultados palpáveis no gerenciamento das informações, é comum os empreendedores se concentrarem nos dados financeiros enquanto que o visual da empresa vai ficando para depois. É como o executivo que se preparou tanto academicamente que não teve tempo de se vestir bem ou de preparar uma apresentação visual de se mesmo, sabe tudo, mas ninguém acredita nele. A utilização das suas informações visuais está desestruturada. Muitas empresas também são assim, tem bons produtos, preços competitivos, porém ambos desconhecidos ou desacreditados. Faltam ferramentas de posicionamento de mercado. Falta, quem sabe, uma identidade Visual. Às vezes, os resultados não são alcançados porque a imagem corporativa da empresa está abalada ou simplesmente não existe.
Numa era em que os pequenos são (ou parecem) grandes, a empresa que nunca contratou os serviços de um designer gráfico, corre sérios riscos de sumir, se tornar invisível, apesar do seu tamanho desajeitado.

0 comentários: