terça-feira, 31 de julho de 2007

Já engoli muito sapo!

por Jesus Rufino

"É mais fácil começar com micos e sapos antes de ficar cara a cara com o leão"
Não me venham com essa de saber o que é preciso para ser um publicitário bem sucedido. Eu não sei. Até porque, se eu soubesse, já teria feito o meu primeiro milhão e só passaria um briefing por mais outro milhão.(hehehehe)

O lance é a caça por Leões - entenda Leões como: grande idéia, aquela idéia, a idéia etc – (que coisa mais pobre, redatora fazendo uso do etc. nunca vi nada mais sem criatividade!). Voltando ao assunto, a caça desesperada aos leões, a idéia fixa de 100 entre 100 criativos.

Já ouvi ou li em algum lugar que o único lugar em que sucesso vem antes de trabalho é no dicionário. Pois eu vou pegar emprestada essa frase e vou dar uma adaptada (trabalhar em criação é isso, vai aprendendo): os únicos lugares onde leão vem antes de sapo são dicionário e cabeça de estagiário. Explico: todo mundo sai da faculdade prontinho pra ganhar Leão, mas poucos estão preparados pra engolir sapo. Quando você sai da faculdade, pronto para ganhar as tvs, os rádios, os jornais e as placas de outdoors, imagina que o leão é o único animal que habita a fauna da propaganda. O problema é que esqueceram de te avisar sobre os sapos, os micos e outros bichos.Mas veja, até que isso é bom. É mais fácil começar com micos e sapos antes de ficar cara a cara com o leão, concorda? Não, você não concorda, digo por experiência própria. E é aí que está o problema. Muita gente desiste antes de poder estar realmente preparado para domar o leão. (NÃO desista!)O que acontece é que no começo você tem de mostrar a que veio. Antes de marcar um golaço, você precisa mostrar que está jogando com garra, com amor à camisa, senão a torcida pega no pé e o técnico te manda pro banco. Bom, aí você vem e me diz "pô, mas tem um amigo meu da faculdade que ganhou um leão quando tava fazendo estágio". Sim, é verdade, isso acontece. E é legal, é bacana. Mas aí a cobrança passa a ser maior, percebe? Imagine marcar um gol de bicicleta no seu jogo de estréia. É muito bom, mas é um fardo que você vai ter de carregar. A partir daí as pessoas vão, sempre, olhar para você e se perguntar: "será que o cara é bom mesmo ou foi um lance de sorte?". O tempo e a sua conduta é que vão dizer. Como disse Ruy Lindenberg, citado no livro Criação sem Pistolão, do Carlos Domingos: "Hoje em dia é mais fácil ganhar um Leão do que chegar a ser um bom profissional. Ganhar Leão pode ser fruto de sorte, formar um bom profissional pode levar 10 anos". Portanto, cuidado. Tornar-se um profissional respeitado é resultado de constância, não de arrogância.

O que pouca gente te avisa é que até você pegar filé, vai ter que roer muito osso. Antes de encarar o leão, vai ter que pagar mico, engolir sapos, procurar imagens pro diretor de arte, ficar até tarde, ganhar pouco e ainda ter de desenvolver as idéias dos outros.
Está pensando que acabou? Pois até mesmo quando você já for mais experiente, mais respeitado, vai continuar tendo de aumentar as logos, colocar um esplash, adequar aquela sua idéia genial à vontade do cliente e ainda fazer trabalhos com pouca verba e pouco prazo. Mas, se tudo é assim tão difícil, que vantagem alguém leva em ser publicitário? Bom, tudo bem que você leu meu texto inteiro, mas não vai ter a menor graça seu eu te entregar a resposta assim, de mão beijada. Você vai ter de calçar as botas, se armar até os dentes e se embrenhar no mato pra descobrir. Desculpe, mas publicitário é assim mesmo, um bicho bem esquisito.

3 comentários:

Unknown disse...

Excelente fábula que ajuda a pôr os pés no chão daqueles que ainda não despertaram para a regra básica da vida profissional: "Nada cai do céu."

Parabéns Jesus, é um prazer ler seus textos, assim como foi trabalhar com você por quase dois anos.

Grande Abraço.

Anônimo disse...

É muito importante que haja essa conscientização por parte dos profissionais que atuam não apenas nesta área em particular, mas em qualquer setor que não tenha o seu trabalhador relativamente reconhecido. Todo trabalho, sendo ele realizado com: honestidade, empenho e humildade; merece ter o seu valor reconhecido.

Gostei do regionalismo empregado no designe da pagina, ela traz personalidade muito bonita e idealizadora.

“Parabéns”

Ass: Porfírio Barbosa Lima

Jeane Melo disse...

Jesus, você é uma bichinha bem esquisitinha e bem sabidinha...

Depois de 10 anos, ainda não peguei filé, viu?

Ando é roendo muito osso...

Isso é ser publicitária!
Mas o que importa é ser feliz!
Bjão e parabéns pelo texto;